quarta-feira, 16 de junho de 2010

Desenvolvimento Insustentável




Desenvolvimento Insustentável

Nos primeiros meses de 2010, na cidade de Juiz de Fora, houve um aumento de 20% nas vendas de automóveis, em comparação com o primeiro período de 2009. No Brasil o aumento foi de 10%. O aquecimento nas vendas de carro foi resultado de medidas do Governo para combater os efeitos da crise econômica, que é a redução do Imposto sobre produtos Industrializados, o IPI.
A indústria automobilística comemorou e anunciou inúmeras vantagens como forma de vender mais carros. A redução do IPI foi até o fim do mês de março, o que representou mais veículos nas ruas nesse primeiro semestre. O que não foi pensado, até porque o problema é de quem adquire o carro e do município onde eles circulam, é como fica o trânsito. O centro da cidade não tem para onde crescer e engarrafamentos são uma realidade. Fala-se em planejamento, desenvolvimento sustantável, melhoria da qualidade de vida, mas o que interessa é o lucro e crescimento da indústria a qualquer preço.
O automóvel é um bem nessessário e nesse caso não é a população a errar, mas sim quem detem o poder de influenciar e financiar pesquisas para sustentar o crescimento. O meio ambiente agradeceria e o Brasil poderia se tornar uma referência em desenvolvimento sustentável. Por enquanto estamos limitados a repetir os maus hábitos dos chamados países desenvolvidos.
A sociedade consciente disto pode pensar bem o seu voto. Analisar propostas de campanha e escolher quem melhor equilibra meio ambiente e economia. As mudanças podem não ser imediatas, mas a reeducação é nessessária ou nossa herança para o mundo será apenas de peças de carro, chips de computador ou sacolas de plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário