quarta-feira, 16 de junho de 2010

Desenvolvimento Insustentável




Desenvolvimento Insustentável

Nos primeiros meses de 2010, na cidade de Juiz de Fora, houve um aumento de 20% nas vendas de automóveis, em comparação com o primeiro período de 2009. No Brasil o aumento foi de 10%. O aquecimento nas vendas de carro foi resultado de medidas do Governo para combater os efeitos da crise econômica, que é a redução do Imposto sobre produtos Industrializados, o IPI.
A indústria automobilística comemorou e anunciou inúmeras vantagens como forma de vender mais carros. A redução do IPI foi até o fim do mês de março, o que representou mais veículos nas ruas nesse primeiro semestre. O que não foi pensado, até porque o problema é de quem adquire o carro e do município onde eles circulam, é como fica o trânsito. O centro da cidade não tem para onde crescer e engarrafamentos são uma realidade. Fala-se em planejamento, desenvolvimento sustantável, melhoria da qualidade de vida, mas o que interessa é o lucro e crescimento da indústria a qualquer preço.
O automóvel é um bem nessessário e nesse caso não é a população a errar, mas sim quem detem o poder de influenciar e financiar pesquisas para sustentar o crescimento. O meio ambiente agradeceria e o Brasil poderia se tornar uma referência em desenvolvimento sustentável. Por enquanto estamos limitados a repetir os maus hábitos dos chamados países desenvolvidos.
A sociedade consciente disto pode pensar bem o seu voto. Analisar propostas de campanha e escolher quem melhor equilibra meio ambiente e economia. As mudanças podem não ser imediatas, mas a reeducação é nessessária ou nossa herança para o mundo será apenas de peças de carro, chips de computador ou sacolas de plástico.

Dificuldades no combate a Dengue


Após ter sido classificada como epidemia, a dengue, continua a atingir a população de Juiz de Fora de forma crescente . Parte da população se sente abandonada, mas equipes de agentes se desdobram para combater os focos do mosquito.
Na casa, da cozinheira Fátima dos Santos, 43 anos, não há pratos nos vasos de plantas, ela verifica se há água parada em calhas ou em qualquer outra parte do seu quintal e varanda, mesmo assim, ela e a filha, a estudante Manuela dos Santos, 16 anos, foram vítimas da dengue nesse mês de abril. Ela conta, que em seu bairro, Santa Cruz, zona norte de Juiz de Fora, soube de uma mulher teria morrido por complicações da doença. “ Ainda não vi os agentes por aqui. Tem um canil e um lixão por perto. Eles deveriam dar mais atenção a essa área.”
O Coordenador de Campo, Juvenal Marques Franco admite que para a cidade de Juiz de Fora não existiam agentes suficientes para o combate aos focos do mosquito da dangue, mas que a prefeitura contratou funcionários, em carater emergencial, e divulgou edital para concurso público como forma de aumentar o efetivo, que segundo dados do Ministério da Saúde divulgados pelo jornal, Tribuna de Minas, tem um déficit de 45 agentes.
O Coordenador Juvenal é responsável por 5 equipes de agentes e fala sobre o descuido da população.” Os focos do mosquito estão em casas abandonadas e em casa de pessoas que não tem o mínimo cuidado.” Ele diz ainda que o aumento de criadouros do mosquito se deve, também, ao clima e as chuvas desse ano.” Há na cidade 15 equipes de agentes e três coordenadores responsáveis.
Outra moradora do bairro, Santa Cruz, a comerciente, Francisca de Assis Barbosa, não acredita no que dizem as autoridades e sente o abandono da área onde mora.” Muita gente aqui do bairro esta com dengue e ninguém da prefeitura ou da saúde chega aqui para falar nada. Já morreu gente conhecida”, relata a comerciante.

Livros na Rede


Skoob.com seria mais um site de relacionamento se não fosse por uma diferença. É um site de relacionamento literário e foi criado por um brasileiro. Os Skoobers, que são os usuários que possuem um perfil no site, trocam informações a respeito das publicações. Compartilham opinião e fazem críticas. Há uma estante virtual onde se podem organizar os títulos dos livros em: lidos, que vão ler ou que estão lendo. Há ainda o registro do número de pessoas que abandonaram a leitura de certos livros e também a classificação que cada usuário dá para a obra.

Segundo o criador do site trata-se de uma resposta a uma pergunta feita na música ¨Good People¨ de Jack Johnson, "Where'd all the good people go?", "Para onde todas as pessoas boas foram?".

A estudante Vanessa Brum, estudante, 18 anos, diz que navega pelo site e sempre encontra títulos interessantes para ler. Faz e recebe indicações de livro.

¨ Gosto muito de ler biografias. Já li algumas bem interessantes e há pouco tempo li uma sobre a Olga Binário. Emocionante. Gostei mais do livro que do filme. ¨.

A florista e estudante, Thalita Menezes, 22 anos, diz que prefere poesia. Tem algumas antologias poéticas de modernistas como Carlos Drummond, Manuel Bandeira, e Mario de Andrade. ¨ Comecei a gostar de poesia quando fiz o ensino médio. No Skoob posso comentar e discutir literatura num espaço onde muitas pessoas têm o mesmo interesse.”

No Brasil, segundo pesquisa do IBGE, 40% da população tem materiais de leitura inseridos em seu orçamento. O hábito da leitura é pouco difundido entre os jovens As questões de baixa escolaridade e financeiros pesam no caso de que não tem a rotina da leitura. Vanessa diz que gostaria de comprar mais livros e até revistas para se manter informada, mas as publicações são muito caras, segundo a estudante.

As dificuldades encontradas pelos jovens que tem o hábito da leitura são muitas, mas alternativas como bibliotecas, acervos pessoais e a possibilidade de troca de livros com amigos e parentes fazem a diferença. ¨ Tenho amigas na faculdade com quem posso trocar livros. Sempre temos ótimas conversas sobre literatura¨.

O site, cria relações entre as pessoas, como qualquer rede social faz. A diferença é o que leva essas pessoas a se relacionarem:Livros.

Sâmia Lopes

Palace: E agora?



O CineArte Palace encontra-se em reforma. Está sendo instalado, nas salas de projeção, o sistema digital. As poltronas serão trocadas e todo o espaço do café está em reforma para abrigar nova parceria.

O término do contrato com o Unibanco e a dificuldade de conseguir outros patrocinadores foi o começo do que poderia ter sido o fim do último cinema de rua da cidade. Adhemar de Oliveira, Programador Cultural do CineArte Palace, disse em audiência pública, convocada pelo vereador Flávio Cheker, que as despesas e dívidas aumentavam dia a dia e que trocou os projetos para melhor atender a exibição de filmes e garantir público.

Essa audiencia pública foi encerrada e assim defininiu-se uma comissão para buscar formas de manter o Palace aberto. Segundo o vereador Flavio Cheker a apresentação de argumentos em favor da manutenção do cinema sensibilizou o poder público.

O CineArte conseguiu firmar parceria com o Shopping Alameda e com a Prefeitura de Juiz de Fora, através da FUNALFA. Os recursos repassados vão para programas que são um desdobramento do projeto Cinema Para Todos, segundo informou a assessora de relações públicas da fundação, Adriana Abrantes. “Projetos sociais como Sessão Cidadão, Clube do Professor, Sessão Escola e Sessão Terceira idade fazem parte de uma estrutura que atende a uma população que não tem condições de pagar um ingresso para ir ao cinema”.

Além dessas parcerias a Fábrica de Doces Brasil ocupará o espaço do café, que está sendo adaptado para abrigar o negócio da família Estiguer. O proprietário Igor Estiguer está feliz com essa possibilidade de movimentar o espaço. “ Interessante a fachada do Palace e também por ter sido fundado na mesma década que a doceria.” Igor diz ainda que fez a proposta ao programador cultural, Adhemar de Oliveira, por ver que o café do CineArte estava fechado. O cinema de rua CineArte Palace foi inaugurado na década de 1940, o prédio tem a arquitetura da época, em Art-decó, e se localiza na esquina da Rua Halfeld com a Batista de Oliveira. Permaneceu fechado por 14 anos e foi reinaugurado em 1998. Conta com duas salas de projeção. E abriga anualmente o Primeiro Plano Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.


Para o professor de cinema e tv, Mauro Pianta, é o momento do Palace assumir produções locais já que as salas funcionarão com sistema digital. “Seria um modo de difundir novas idéais.” Pianta diz ainda que tem uma relação afetiva muito forte com o CineArte. “ Tenho lembranças muito líricas. Aos 10 anos assisti duas sessões seguidas. Lá foi o local onde foi exibida minha primeira fotografia, meu primeiro trabalho.

A professora aposentada, Antonia Barbosa, ressalta a importância do Palace ser um ponto de encontro e cultura. “ O CineArte é bonito com uma arquitetura diferente e no centro da cidade. É um prazer muito grande poder encontrar amigos e assistir a um bom filme num lugar como aquele.”

ESPORTE FINO: SIMPLES E ELEGANTE

Você, ao receber um convite para uma festa, ficou em dúvida quando leu: Trajar Esporte Fino? Muitas pessoas pensam que o traje Esporte Fino se resume a colocar uma roupa bonita ou da moda, mas esse modo de vestir tem peças e tecidos bem definidos para ocasiões específicas.
Teatros, Casamentos ou Formaturas pedem esse tipo de traje que causa muita dúvida na hora de procurar o que vestir. Detalhes como bolsa, sapatos e acessórios dão toque elegante ao visual.


A noite dê prefernência a bolsa carteira. O vestido longuete se mantém ideal para o traje. Os tecidos devem ser mais nobres. Brilhos podem ser usados com moderação e sobre os acessórios a estilista, Fabiana Alvim Ballesteros, ressalta a importância de brincos e colares.” Para esse visual cabe usar peças com pedras ou colares com pequenas pérolas”.


Para eventos diurno pode-se usar tecidos leves, tons claros e com pouca estampa. A bolsa deve ser em tamanho médio. Sandálias sem brilho, com jóias menores ou bijuterias bem elaboradas. Dar preferência a peças simples com um toque de elegência.


No dia a dia a mulher de negócios ou a que deseja se apresentar bem para situações como reunião da empresa, entrevista de emprego ou captação de clientes o vestuário feminino apresenta várias opções de estilo Esporte Fino e dentre eles estão o Tailleur, que pode ser usado com saia ou calça de alfaiataria, Túnicas( que estão na moda), calça Pantalona, terninhos.